segunda-feira, 25 de junho de 2012

 

                                                      Palestra Marcos Lisboa

    A economia e o mercado economico são muitos estudados pelos governantes e por muitos administradores públicos, só que não basta só saber os conceitos e a teoria economica tem que colocá-la em prática e é atraves das experiencias e de um levantamento de dados completo que podemos ter realmente ideia da economias ou das formas economicas de uma nação. 
   Os dados obtidos com pesquisas e analise de mercados levaram a crer que os paises que mais crencem tem uma macroeconomia mais estável, apresentam boas politicas públicas e sociais, tem um mercado produtivo e competitivo, as instituiçções publicas investem em novos serviços e na eficiencia dos que já presta. 
   O crescimento economico está sempre ligado com uma boa organização de um pais, e para que ele seja douradouro deve-se saber lidar com a carga tributária e com os impostos cobrados a pessoas e principalmente as empresas que tanto geram emprego e movimentam a economia.
   Devemos ter em mente que as politicas publicas e a responsividade pelo governo deve ser constante. o dinheiro público, se não investido em ações sociais e infraestrutura vira valorização do câmbio, que é algo considerado negativo.
    Podemos colocar a culpa disso na estrutura de como o governo trabalha a sua administração e como a Institucionalidade mal definida, pode criar um desentendimento em qual orgão e o que determinado orgão publico deve fazer no controle e gestão do setor público, isto é, não apenas diminuir regalias, mas sim otimizar processos e tornar visíveis todos os investimentos possam ter um fim determinado e possam servir para a sociedade em geral.

domingo, 17 de junho de 2012

Analise os períodos (de 1889 até hoje) e classifique como Autocracia, Poliarquia limitada ou Poliarquia plena.


1889-1894 - Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís.

Poliarquia Limitada

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

1930 - A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.
Poliarquia Limitada (1930 - 1937) e autocracia de 1937 a 1945 (Estado Novo)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------



A democratização de 1945 sofre o impulso externo da derrota do nazismo. Internamente não enfrenta maior resistência, até porque o antigo ditador adere a ela, decreta a anistia, convoca eleições gerais, legaliza os partidos. A seguir, o golpe de 29/10/45 e o empenho conservador do gen. Dutra impõem-lhe limites. O regime instituído pela Constituinte de 46 é uma democracia formal. As elites governantes da ditadura estadonovista reciclam-se, aglutinam-se no PSD e conservam sua hegemonia. O gov. Dutra é autoritário: intervém em sindicatos, devolve o PC à ilegalidade, atira a policia contra manifestações.
Poliarquia Plena

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


A ditadura militar de 64-85 é a mais longa e tenebrosa fase de privação das liberdades e direitos em um século de República. Caracteriza-se pelo monopólio do Executivo pêlos generais, o arbítrio, a sujeição do Legislativo e do Judiciário, as cassações, a censura, a repressão militar-policial, a prisão, tortura, assassinato e "desaparecimento" de opositores. Sua 1a fase, até 68, conserva resquícios de ordem constitucional e impõe certos limites à ação repressiva; a 2a, de 68-78, à sombra do Al-5, leva ao extremo o arbítrio e a repressão; a 3a, crepuscular, é de paulatino recuo, sob os golpes de uma oposição que passa da resistência à contra-ofensiva.
Autocracia

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


 A democratização de 1985 é conduzida pêlos moderados do PMDB e a dissidência do oficialismo que forma o PFL. Após a derrota da Campanha das Diretas, adota a via de vencer o regime dentro do Colégio Eleitoral que ele próprio criou. Negociada com expoentes do Sistema de 64, traz o selo da conciliação, típico das elites brasileiras desde 1822. Mas traz também a marca da ebulição politico-social de massas que na mesma época rompe os diques erguidos desde 64. O resultado, expresso na Constituição de 88, é uma democracia mais ousada e socialmente incisiva, se comparada à de 45, embora sua regulamentação e aplicação permaneçam sempre aquém do texto constitucional.
Poliarquia Plena

sábado, 16 de junho de 2012

Aula 13 - questões

1- Mesmo que os critérios de democracia sejam bem aplicados ao governo de uma associação voluntária muito pequena, seriam aplicados ao governo de um estado?


Sim, porem teriam que sofrer alguns ajustes, pois o Estado é muito mais complexo que uma simples associação. haja vista que nem todos os membros poderiam ter a chance de ter uma participação efetiva e sim uma participação em forma de representação elegendo representantes maiores como acontece na democracia em muitos paises no qual o povo escolhe seus representantes.
 
2- Poderia alguma associação ser plenamente democrática?

Acho que poderia se conseguisse atender várias exigencias e seguir algumas regras como o direito a voto, direito a manifestação popular, direito a imprensa livre, direito da liberdade de expressao, ter um estado de direito para que as leis possam governam e nao as pessoas, e muitas outra exigencias e formas de participaçoes populares, ainda acho a plena democracia algo a ser alcançado.

3- Considerando que nos sirvam de orientação, bastariam tais critérios para o planejamento de instituições políticas democráticas?


Não, só os critérios nao serviriam precisariamos ter uma fiscalização como acontece com os três poderes (Judiciario, Legislativo e Executivo), que servem como base para uma plena democracia no qual cada um tem uma responsabilidade especifica e cabe sempre ao executivo alem de executar as leis fiscalizar para que as mesmas estejam sendo cumpridas e apra que o sistema democrático esteja de acordo com as leis e seus critérios.