Escola Comportamentalista - Questões para discussão:
1. Quais são os elementos-chave de um estudo ‘científico’ do comportamento
humano?
R: Os fatos da vida administrativa, e ate mesmo o fato de alguns administradores exibirem certos valores, poderiam ser observados sem que a observação contaminasse ou fosse contaminada pelos valores pessoais.
2. Discutir as diferenças fundamentais entre Dahl e Simon no que tange ao estudo da administração.
R: Para Simon administrar é decidir, é antes de tudo, decidir, preocupou-se, sobretudo, com o que fazer e, conseqüentemente, com o problema relativo ao processo de escolha que conduz à ação, a fim de que se passe a decidir melhor, e não apenas de acordo com a predominância de seus predecessores, e executar melhor, por meio de processo de racionalização do trabalho. Os primeiros estudiosos de administração, incluindo Simon sustentavam que a eficiência era um critério neutro pelo qual se poderiam julgar as ações administrativas, já Dahl sugeria era simplesmente que a própria eficiência era um valor e, com tal, teria que competir com outros valores, tais como a responsabilidade individual e a moralidade democrática.
3. Em que consiste o ‘modelo racional’ de administração? O que significa ‘homem administrativo’ para Simon?
O home administrativo é mais moderno e mais institucionalizado: o homem administrativo aceita os objetivos organizacionais como premissas de valor de suas decisões, é particularmente sensível a influencia dos outros membros de sua organização sobre ele, desenvolve expectativas estáveis sobre o próprio papel em relação aos objetivos da organização. Ele desenvolve hábitos de comportamento cooperativo,
4. Discutir o modelo ‘incremental’ de tomada de decisão desenvolvido por Lindblom.
R: Ele sugeriu, então, que, enquanto o método racional recebia a atenção máxima na literatura, era muito provável que, na pratica, se usasse o método incremental. Alem disso, o uso do método incremental não se limitava a uma versão concessiva, transigente, do método racional, mas mostrava, de fato, vantagens inquestionáveis para a formulação de políticas em uma sociedade democrática.
5. Quais são as diferenças entre os ‘sistemas fechados’ e os ‘sistemas abertos’?
R:No sistema fechado as decisões são tomadas individualmente e assim uma organização como uma unidade isolada. Já no sistema aberto a organização desloca o foco das decisões individuais para decisões políticas fundamentais, nesse caso já se vê uma organização como uma unidade que esta sujeita a importantes influencias do ambiente.
6. Qual o enfoque dado pela Escola Comportamentalista para os indivíduos, grupo e organizações?
R: os comportamentalistas deram ênfase na organização baseada no consenso e na colaboração, em vez de no comando e na obediência. Privilegiam as organizações mais democráticas, menos estruturadas hierarquicamente e menos autocráticas, com base na equalização do poder.
7. (a) Descreva e diferencie as teorias motivacionais de Herzberg e Maslow. (b) Há alguma similaridade entre eles?
R: Maslow trata essa motivação através das necessidades dos seres humanos, considera “necessidade”, a manifestação natural de sensibilidade interna, que desperta uma tendência a realizar um ato ou a procurar uma determinada categoria de objetos. Maslow organizou as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas, conforme sua predominância e probabilidade: fisiológica, segurança, sociais, estima e autorrealização. Para Herzberg, a motivação depende do trabalho em si e não dos incentivos que os empresários possam dar aos funcionários. Classificou a motivação em duas categorias: fatores higiênicos (dizem respeitos às condições de trabalho) e os fatores motivacionais (relacionados com a natureza das tarefas que a pessoa desenvolve). Essas duas teorias preocupam-se com o bem estar do individuo na organização.
8. Os estilos de administração propostos por McGregor – Teoria X e Teoria Y – ainda são vivenciados nas nossas organizações? Por que?
R: Sim. Porque se analisarmos muitas empresas e principalmente as empresas públicas vemos que a eficiência e a competição de mercado não são valores muito buscados, acaba-se fazendo o mínimo possível para que se possa ter um serviço prestado. Já na iniciativa privada temos mais o estilo Y da teoria de Mcgregor, pois o trabalhador acaba tendo que realizar o máximo possível para se manter no seu cargo, não tem estabilidade como a iniciativa publica então o trabalhador pensa na empresa, a empresa acaba pensando no trabalhador também e investindo no desenvolvimento criativo.
9. Qual a relação entre os estilos de administração, sistemas de administração e processo de tomada de decisão?
R: Procedimentos que integram todas as partes de uma organização de forma a visualizar todos os impactos causados decorrentes de uma tomada de decisão.
10. (a) Quais as principais contribuições da Escola Comportamentalista à
administração? (b) e quais as críticas que podem ser feitas à essa escola?
R: a) A escola comportamentalista procurou dar ênfase e continuidade na analise das organizações por meio de conceitos relacionados a organizações informais, cultura, valores, relações interpessoais, atitudes e desejos e expectativas dos grupos e dos indivíduos.
b) Os comportamentalistas preocuparam-se mais em explicar e descrever as características do comportamento organizacional do que em construir modelos de aplicação, como foi feito pela escola clássica.
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